Ano/Série:
7ºano/6ªsérie
Bloco
temático: Números e operações.
Conteúdo:
Números Inteiros: Contextos e aplicações, representações e operações.
Tempo
previsto: 2 semanas
Objetivos
- Identificar a localização de números inteiros na reta
numérica;
- Compreender significados associados à escrita dos
números inteiros, bem como operações e expressões envolvendo-os;
- Estabelecer correspondência entre situações concretas e
contextos matemáticos que justifiquem o uso de números inteiros.
Justificativa
Diante da necessidade de ampliar o conhecimento dos
diferentes conjuntos numéricos, buscando contextos próximos ao cotidiano dos
alunos onde ele consiga perceber a aplicabilidade dos números inteiros como,
por exemplo, nas escalas termométricas, na linha do tempo, saldos bancários e
altitudes marítimas.
Estratégias/procedimentos
- Leitura e análise de um
texto motivacional sobre números.
- Resolução de situações
problemas;- Jogos.
Recursos necessários
Caderno do aluno, livros
didáticos, jogos numéricos com o uso da SAI, recursos lúdicos.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante
todo o processo através da:
- observação da participação
dos alunos em sala de aula e no uso da SAI;- realização de tarefas em sala de aula e em casa, de trabalhos e pesquisas;
- avaliação escrita.
Atividades
História dos números
negativos
Os números negativos (como
também o zero e os números imaginários) passaram tempos difíceis ao longo da
História da Matemática. Durante séculos, foram considerados absurdos e
inconcebíveis. Os números serviam para contar ou para exprimir medidas, e não
há rebanhos com número negativo de carneiros, nem campos com número negativo de
comprimento… Enquanto a noção de número estava ligada a noções de grandeza ou
de quantidade, os números negativos não podiam ser naturalmente, concebidos nem
aceites.
Mas eles teimavam em
aparecer nas soluções dos problemas. E os matemáticos davam cabo da cabeça para
encontrar métodos para resolver esses problemas sem usar os disparatados
números negativos. Por exemplo, se procurava o valor de um número x que,
somado a 100, desse 50, e se encontrava-50, isso queria dizer que era o
problema que estava mal formulado, e que em vez de somar, se deveria ter
subtraído… Como não havia “quantidades negativas”, a subtração de “quantidades
positivas” era o expediente mais utilizado para conseguir “ignorar” os números
negativos. Curiosamente, isto fez com que as regras de cálculo dos números
negativos se tivessem desenvolvido antes de eles serem aceites na seleta
sociedade dos sábios.
Hoje, os números negativos
fazem parte do nosso quotidiano. Basta ligar a TV e ouvir os Boletins
Metereológicos de Inverno para sabermos que, no Norte da Europa, ou na Sibéria,
as temperaturas foram de -5, -10 ou -50 graus (negativos, isto é, abaixo de
zero)… Sem que isso nos faça confusão.
2- Considere que na
superfície do mar a altitude é zero. Use números negativos para indicar
altitudes abaixo da superfície do mar e números positivos para indicar
altitudes acima do nível do mar.
b) Em
que altitude está o peixe?
c) Que
distância separa o pássaro do peixe?
3- Na reta abaixo, os alunos estão nos lugares de números
inteiros consecutivos. Observe-a para responder as questões que se seguem.
I- Se o Tutu está no lugar do zero, indique quem está no
lugar de:
a) +6 b)
+4
c) -2 d)
-4
II- Se o Deco está no lugar do -5, indique quem está no
lugar de:
a) -8 b)
-1
c) 0 d)
+3
III- Se a Má está no lugar de +6, indique em que lugar está:
a) Tutu b) Deco
c) Talita d)
Lalá
Inicialmente construímos a régua de cálculo em cartolina,
a partir de dois retângulos de cores diferentes. Ela é formada por duas retas
numéricas que se movem para a direita e para a esquerda, permitindo resolver
somas e subtrações.
5- Jogo das Perdas e Ganhos
Desenhe o tabuleiro na forma de pizza com quatro
circunferências, colorindo-as de cores diferentes e intercalando entre elas os
sinais de adição e subtração, depois jogam-se grãos para pontuar, contam
quantos caíram em cada circunferência e o sinal em cada uma delas e finalmente
realiza-se o cálculo podendo ser explorado seu aprendizado de maneira concreta.
Vale destacar que é de fundamental importância os alunos registrarem os resultados
no caderno, para familiarizarem-se com as expressões numéricas.
6- Jogo na SAI
- Jogos Numéricos – operações com números
inteiros.
Disponível em:
- Um dia de compras
Disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais:
<http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12087>
A atividade consiste basicamente no fato do aluno ter que
realizar compras em uma feira. Recebendo para isso uma lista de compras e um
determinado valor para gastar. Na feira virtual há várias barracas que contém
os mesmos produtos, porém com valores diferentes, possibilitando ao aluno a
análise de onde comprar para que seu dinheiro seja suficiente e ele não fique devendo.
E, caso ele fique devendo, esse saldo será representado por um número negativo.
Recuperação
A recuperação será contínua, através da retomada dos
conceitos sempre que necessário e oportuno. Entretanto, a atividade seguinte
pode e deve ser realizada a fim de sanar as dúvidas ainda existentes.
Os caminhos de Marcelo.
Conte aos alunos que Marcelo mora numa vila e gosta de
marcar as visitas que faz aos amigos. Peça que eles observem o exemplo dado (segunda-feira)
e que completem o quadro.
Combine com os alunos que a distância entre duas casas
vizinhas é de 01 unidade de comprimento e que no desenrolar da atividade
passarão a identificar “unidade à direita” com “casas à direita”.
Dê um tempo para que executem a tarefa e analisem os
caminhos percorridos por Marcelo em cada dia da semana. Em seguida proponha as
seguintes questões:
1 -
Qual o significado que deram para + e – no quadro?
2 - Em quantas casas
Marcelo parou na terça-feira? E na quinta-feira? (A ponta da flecha indica as
casas em que Marcelo parou).
3 - Em
que dia Marcelo se afastou mais de sua casa ao final do percurso? Quanto? Para
direita e para esquerda?
4 - Em
que dia Marcelo andou mais? Quanto? Quando andou menos? Quanto?
5 - O
que ocorreu no domingo?
6 - A
que distância de sua casa Marcelo se encontrava ao final do percurso de casa
dia da semana? Para a direita ou para a esquerda?
7 -
Quanto Marcelo andou em cada dia?
8 - Se
João mora três casas distante de Marcelo, marque a casa de João.
9 -
Onde moram Renato e Diana, se os caminhos percorridos por Marcelo, direto de
sua casa para a casa desses amigos, podem ser descritos por +2 e –2,
respectivamente?
10 -
Quem mora mais longe de Marcelo: Renato, Diana ou João?
11 -
Quanto Marcelo anda para, saindo de sua casa, chegar à casa de Renato, passando
pela casa de Diana e percorrendo o menor caminho possível?
Referências
Bibliográficas
Iezzi, Gelson; Dolce, Osvaldo; Machado, Antonio. Matemática e Realidade: 6ª série. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005.
Sites:
Operações
com números inteiros na reta numérica. Disponível em: <emafs.blogspot.com/2010/.../operacoes-com-numeros-inteiros-na-reta>. Acesso em: 15/06/2013.
Jogo de Matemática:
Perda e ganhos. Disponível em: <http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/04/jogo-de-matematica-perdas-e-ganhos.html>.
Acessado em 15/06/2013
A matemática e os
jogos. Disponível em: <http://www.rpedu.pintoricardo.com/matematica_e_os_jogos.php>.
Acesso em 15/06/2013.
Os caminhos de Marcelo. Disponível em : <http://www.eventos.ibilce.unesp.br/didatica/analises/matematica/ordenacao/caminhos.htm>.Acesso
em: 16/06/2013.
Observação: O plano de aula apresentado foi elaborado por todos os colaboradores deste blog.
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